família de máscara fazendo compras representando as vendas no supermercados
Publicado em 06 de maio de 2021

Vendas nos supermercados: entenda a importância de uma gestão eficiente!

De acordo com um balanço divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas nos supermercados registraram um crescimento de 8,26% no primeiro trimestre de 2012. Em paralelo, hoje, essa perspectiva não é diferente. A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) projeta um crescimento estimado de 4,5% em 2021 com relação à 2020.

Em vista disso, tratar sobre a importância de uma boa gestão para a continuidade desse crescimento é fundamental. Prossiga a leitura!

Explicação para o crescimento das vendas nos supermercados em 2012

Antes de tudo, precisamos relembrar o cenário de vendas nos supermercados em 2012.

No ano em que as vendas registraram alta de 8,26%, apenas em março, o aumento com relação ao ano anterior foi de 9,57%. De acordo com a Agência Brasil, a explicação pode estar nos preços.

Os produtos que eram de grande consumo sofreram queda de 0,27% em março de 2012 com relação a fevereiro deste mesmo ano. Com isso, na compra dos 35 itens considerados básicos pela Abras, o consumidor chegava a pagar o valor de R$ 315,25.

Redução de preços dos produtos

tabela de preços explicando as vendas nos supermercados

Fonte: Memória EBC – Agência Brasil. Acesso em 20/04/2021.

Aumentos nos preços de produtos

tabela de preços explicando a vendas no supermercado

Fonte: Memória EBC – Agência Brasil. Acesso em 20/04/2021.

Cenário de vendas nos supermercados em 2021

Quase uma década depois de um cenário de tão benéfico para os supermercadistas, a perspectiva é outra. O fim do auxílio emergencial influenciou o recuo das vendas nos supermercados durante o primeiro mês deste ano. A retração foi de 1,6% em janeiro.

No entanto, o setor ainda acumula alta de 5,2% quando são considerados os 12 meses até janeiro. Assim, para o IBGE, este número indica impacto diferente para este setor com relação aos demais segmentos que precisaram fechar as portas durante a fase de pico da Pandemia da Covid-19.

Futuro

De acordo com o Portal Mercado e Consumo, no acumulado dos 12 meses, contando desde 2020 até fevereiro deste ano, o valor da cesta básica subiu 21,57%. Nesta perspectiva, os alimentos que sofreram queda nos preços são:

tabela de preços explicando as vendas nos supermercados 2021

Fonte: Portal Mercado e Consumo. Acesso em 20/04/2021.

Ainda assim, a Abras manifesta a projeção de aumento de 4,5% em vendas nos supermercados. Acredita-se que a vacinação contra a Covid-19 e as reformas, tributárias e econômicas, sejam fundamentais para a retomada do crescimento da economia no Brasil. Além disso, a aderência às tecnologias também podem atrair os consumidores.

Importância da gestão para o acompanhamento do crescimento

À luz dos dados expostos, a importância da gestão para o acompanhamento do crescimento se baseia na proposta de operações orientadas para esse objetivo. Ou seja, na medida em que você conta com a análise de um especialista, consegue promover mais ideias para conquistar seu público sem que isso provoque a adição de custos fora do planejamento.

Por essa razão, contar com soluções personalizadas ou até mesmo uma consultoria contábil na gestão do seu negócio é crucial para atender às exigências, tributárias ou financeiras, para o crescimento neste segmento.

Conte com os especialistas do Grupo BRG!

Gostou de saber mais sobre as vendas nos supermercados? A nossa empresa de contabilidade no RJ conta com diversas especialidades que podem ajudar a impulsionar seu crescimento no ramo. Conhecemos os principais dados e garantimos que você fique direcionado para seu objetivo. Entre em contato para saber mais a respeito do nosso trabalho e como podemos lhe auxiliar!