Contador
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Tudo sobre mudar de contabilidade

Com o final de ano, muitos empreendedores optam por fazer mudanças na empresa. A insatisfação ou falta de resultados implica em mudança em diversos setores, inclusive na contabilidade! É por isso que o fim do ano é um momento muito importante para quem decidiu trocar de contador. Cada empresa tem sua particularidade, cada empresário tem sua forma de gestão e, por isso, é essencial que esteja ao lado de um parceiro que dê todo suporte necessário. Nesse artigo vamos te explicar tudo sobre como mudar de contabilidade!

Sinais que você precisa mudar de contador

Necessidade de cobrar para que o serviço seja feito

Esse problema é bastante comum, muitos empresários precisam ficar exigindo e cobrando para que os serviços contábeis sejam feitos dentro do prazo. Porém isso não deveria ser responsabilidade deles e, em determinado momento, podem causar dores de cabeça por multas de atraso.

Erros contínuos

Erros acontecem e, no meio de tantas situações, é normal que existam falhas esporádicas dentro da contabilidade. No entanto, quando isso se torna frequente, acaba sendo grave e pode prejudicar seu negócio. Por isso, é importante avaliar a recorrência desses erros e entender se há a necessidade de fazer uma troca de escritório.

Decidi mudar de contabilidade, o que fazer?

O primeiro ponto para a troca é formalizar o cancelamento do seu serviço de contabilidade atual, sempre de acordo com o contrato que foi feito. É importante sempre prezar pela antecedência para que seu atual contador possa organizar a documentação e entregar ao empresário. Após, ou até mesmo simultaneamente a isso, você deve começar a procurar um novo parceiro de negócios para não perder tempo e atrasar obrigações.

Na hora de formalizar a troca é sempre recomendado que seja feito um termo de transferência de responsabilidade técnica, que oficializa a mudança. Por último, seu novo escritório de contabilidade deve elaborar um contrato e começar a executar os serviços.

Vale a pena ou não vale?

Para empresas que sentem que podem crescer, expandir e faturar mais, é importante ter ao lado uma contabilidade que dê auxílio e não deixe na mão. Caso você já tenha isso ou se os problemas que você enfrenta podem ser resolvidos com diálogo, a mudança pode não valer a pena. Contudo, se sua contabilidade só oferece o mínimo e você considera que precisa de mais, a mudança pode ser necessária.

 

Contar com uma assessoria especializada para te ajudar a tomar decisões para o seu negócio é essencial.

Neste caso, a BRG Contabilidade pode ajudar você! Entre em contato conosco e conheça nossas soluções contábeis especializadas!

Gostou deste artigo? No Blog da BRG Contabilidade você encontra mais conteúdos como este. Confira: