Homem fazendo a gestão contábil de uma empresa de varejo em uma mesa com muitos documentos
Publicado em 16 de agosto de 2022

Saiba se seu comércio tem impostos para receber

Saiba se se seu comércio tem impostos para receber do governo

Não é só o empresário ou a contabilidade que podem errar na hora da apuração e pagamento de impostos: o governo também erra! E por isso ser mais comum do que você imagina é que existe a recuperação tributária, uma opção legal e prática para reaver valores pagos indevidamente.

Existem dúvidas corriqueiras e práticas que devem ser sabidas antes de se tomar a decisão de fazer a recuperação, vem ver com a gente!

Como funciona a recuperação tributária?

Agora que você já sabe o que é, precisa saber como funciona. O primeiro passo para saber se seu comércio tem impostos para receber é ter a orientação de uma contabilidade especializada, pois o processo não é feito automaticamente e requer uma análise documentos tributários, que é feito para evidenciar se há pagamento excessivo de impostos.

Quando a recuperação for concedida, ela poderá ser feita de duas maneiras: com a devolução em forma de dinheiro ou a compensação em impostos devidos.

Quais são as vantagens da recuperação tributária?

Mais do que apenas recuperar dinheiro ou compensar valores, ela ainda ajuda a identificar falhas que estão prejudicando a saúde financeira da empresa. Essas falhas vão desde além da gestão administrativa ou operacional, até erros básico de planejamento tributário.

Com a identificação desses problemas, você consegue ter a clareza do valor de impostos que deve pagar e mantém o controle financeiro do seu negócio.

E como fazer?

O processo pode ser iniciado tanto por você quanto por sua contabilidade, se ela for especializada e identificar eventuais erros nos pagamentos. A partir do começo da execução, já é necessário fazer a análise dos possíveis tributos pagos de forma indevida e identificar os impostos que a empresa deverá reaver valores.

Quando seu escritório chegar em um número, ainda aplicam-se correção monetária e a taxa de juros conforme Selic. O último passo, então, é abrir o processo administrativo com a Receita Federal ou SEFAZ e, se aprovado, escolher entre restituição ou compensação.

A melhor maneira de identificar problemas tributários no seu negócio é fazendo um diagnóstico gratuito com a gente! A BRG é especialista em supermercados e comércios e sabe tudo sobre impostos e tributação!

Peça o seu diagnóstico gratuito agora mesmo!

Gostou deste artigo? No Blog da BRG Contabilidade você encontra mais conteúdos como este. Confira: