recuperação financeira da empresa
Publicado em 10 de outubro de 2020

6 dicas para iniciar a recuperação financeira da empresa!

Manter o controle financeiro é a melhor estratégia para garantir que um negócio permaneça saudável durante muitos anos. Neste caso, montar um planejamento estratégico que contemple o capital de giro impede a inadimplência e assegura que a empresa caminhe bem. No entanto, às vezes a situação pode sair do controle. Então, optar pela recuperação financeira da empresa se torna o melhor jeito de reverter a situação.

Por isso, preparamos este artigo. Entenda como sair do vermelho a partir da leitura dele. Retome a saúde financeira da sua empresa!

Como fazer a recuperação financeira da empresa?

O foco da recuperação financeira da empresa é corrigir erros estratégicos e reconfigurar a forma do gerenciamento de custos. Para isso, o gestor deve seguir as dicas que listamos na sequência.

1- Organize-se

Organização é uma palavra-chave para vários momentos da vida. Aqui, não é diferente. Arrumar a casa e prepará-la para as tempestades é agir de forma preventiva. No contexto de empresa, estruturar os processos é fundamental para descobrir por onde começar, quanto vai lhe custar e como será viável sobreviver.

A retomada financeira sem organização pode não gerar bons resultados.

2- Estabeleça as prioridades

O não pagamento de uma conta pode colocar em risco diversas atividades dentro da sua empresa. Por essa razão, manter prioridades é fundamental para colocar seu negócio de novo nos trilhos.

Cumpra com as obrigações financeiras por grau de importância e determine quais dívidas precisam ser pagas de imediato e quais precisarão ser renegociadas.

3- Renegocie

Toda recuperação financeira da empresa passará pelo processo de renegociação. Esta etapa faz parte do planejamento financeiro. Falar com os credores e verificar as condições que eles apresentam é uma prática positiva para o negócio.

Lembre-se: faça a renegociação antes do vencimento das dívidas. Afinal, os credores tendem a estar mais flexíveis ao pagamento delas.

4- Corte os desperdícios

O corte dos desperdícios é tão importante quanto enxergar com clareza as prioridades. Este contribui para aumentar sua margem. A consequência é o aumento do dinheiro em caixa para efetuar o pagamento de dívidas no curto prazo.

5- Avalie se é o momento de usar a reserva

Caso sua empresa tenha guardado uma porcentagem do lucro ao longo do tempo, como reserva do capital de giro, avalie se é a hora de resgatar esse dinheiro. Os momentos de crise podem ser vencidos com a utilização do capital reserva.

Assim, a recuperação financeira da empresa tem a propensão de ser maior haja vista que não é preciso fazer novas dívidas para quitar as antigas.

6- Contabilize

Contabilizar os débitos gera menos riscos e aumenta o potencial financeiro. O ideal é elencá-los por categorias, com o objetivo de entender qual delas depende de mais esforços para voltar ao azul. Algumas são: bancário, trabalhista, tributário, fornecedores e cartão de crédito.

Manter a contabilidade em dia contribui para a redução das dívidas.

Busque por uma empresa de gestão contábil no RJ!

É possível fazer a recuperação financeira da empresa e voltar a ter resultados positivos. Contudo, não existe uma fórmula mágica capaz de trazer o sucesso para a companhia repentinamente. Nossa empresa de gestão contábil no RJ se preocupa em fornecer soluções personalizadas para que você seja atendido e a análise seja feita de maneira individual.

Entre em contato conosco para saber mais informações sobre nossos serviços. Garanta a melhor gestão financeira!

Gostou do artigo? Leia outros conteúdos como este em nosso blog. Aproveite para conferir o que já preparamos!