gestor e candidato conversando durante o processo de recrutamento e seleção de pessoas
Publicado em 01 de junho de 2021

Processo de recrutamento e seleção de pessoas: veja o que você precisa saber!

Um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas pode ajudar sua empresa a obter resultados. Por essa razão, a BRG Contabilidade entende que o nosso apoio seja fundamental neste momento. Atuamos com você desde a coleta do currículo até o momento da efetivação do novo funcionário. Não sabia que isso poderia existir? Lembre-se que a inovação é uma das nossas marcas! Então, se você deseja saber mais sobre os benefícios de uma seleção orientada, prossiga a leitura deste artigo que preparamos. Veja quais são os benefícios!

Como funciona o processo de recrutamento e seleção de pessoas?

Em primeiro lugar, o processo de recrutamento e seleção de pessoas é considerado um subsistema do departamento de recursos humanos (RH). Dessa maneira, o principal objetivo dele é escolher pessoas qualificadas para as vagas ofertadas pela empresa. Ou seja, verifica-se todo o perfil do candidato para saber se ele corresponde ou não aos requisitos necessários para o preenchimento da vaga. Portanto, embora recrutamento e seleção de pessoas sejam classificados como sinônimos, não se tratam de uma atividade única.

Recrutamento

Quando falamos sobre recrutamento, nos atentamos às práticas que são efetuadas com o objetivo de atrair candidatos com potencial para vaga em aberto. Em vista disso, o recrutamento, em si, é, simplesmente, a etapa de busca. De forma geral, é efetuado quando a organização divulga informações sobre a vaga em sites de emprego ou redes sociais. Atenção: o recrutamento pode ser interno ou externo à empresa.

Seleção de pessoas

Por outro lado, a seleção é iniciada no período de triagem dos currículos de candidatos. São observadas as seguintes atribuições: qualificações, habilidades, resultados em provas de conhecimento, raciocínio lógico e outras.

8 benefícios do recrutamento e seleção de pessoas

  • otimiza o tempo do RH;
  • contribui para o aumento da produtividade;
  • diminui o nível de desinteresse pelas ações da empresa;
  • mostra a oportunidade de crescimento ou transferência para outras áreas — principalmente no caso do recrutamento interno;
  • contribui para uma boa imagem corporativa;
  • aumenta a confiança dos funcionários com o propósito de crescimento da empresa;
  • reduz o turnover — na medida em que o perfil mais qualificado é selecionado, as chances do candidato desistir do cargo são diminuídas;
  • fortalece a cultura organizacional.

Por que contar com auxílio no processo de recrutamento e seleção?

À vista do que foi exposto, atrair e selecionar o candidato que melhor corresponde à vaga é fundamental para o sucesso do departamento de gestão de pessoas. Dessa maneira, o processo de contratação se torna mais assertivo e influencia sua empresa positivamente de diversas formas. Uma delas é a formação de uma imagem corporativa positiva. Isso é válido tanto para os seus investidores quanto para os futuros candidatos.

Por essa razão, contar com auxílio de uma empresa que tenha soluções inovadoras para o departamento pessoal é a melhor forma de inovar as estratégias do processo de recrutamento e seleção de pessoas. Aliás, a assessoria é capaz de eliminar erros comuns.

A BRG pode te apoiar no processo de recrutamento e seleção de pessoas!

Agora ficou mais fácil entender porque o nosso apoio é importante? Saiba que a prestação do nosso serviço está fora da proposta do BPO. Tanto nossos clientes atuais quanto quem ainda não é cliente pode contratá-lo. Assim, garantimos que o despreparo no processo de recrutamento e seleção de pessoas será evitado. Realizamos: gestão de benefícios, registro de empregados, obrigações acessórias, acompanhamentos e muito mais.

Deseja saber mais? Entre em contato conosco e peça informações!

O artigo lhe foi útil? Veja outros que estão em nosso blog: