Carteira de Trabalho em cima da mesa representa a Operação Falso Simples
Publicado em 03 de agosto de 2021

Inconsistências na GFIP: saiba mais sobre a Operação Falso Simples

Na última terça-feira (27), a Receita Federal, através da Operação Falso Simples, identificou que quase 32 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional estavam informando indevidamente esta condição na hora de enviar as declarações das Guias de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) do ano-calendário 2018, resultando na falta de recolhimento de contribuição previdenciária por parte da empresa. O próximo passo da operação é comunicar cada uma dessas empresas com o objetivo de que elas façam a regularização espontânea da situação.

Fique atento sobre a Operação Falso Simples!

Recebi o comunicado, e agora?

O processo para a autorregularização é simples: o contribuinte deve verificar as inconsistências nas suas GFIP’s. Essa informação estará presente no comunicado enviado pela Receita Federal.

Depois, será necessário transmitir uma nova GFIP retificando as guias que foram feitas incorretamente, agora declarando não ser optante pelo Simples Nacional, e só então fazer o pagamento ou parcelamento das contribuições devidas.

Quais as vantagens da autorregularização?

Regularizar sua situação por conta própria e dentro do prazo estabelecido no comunicado, permite que o empresário recolha ou parcele os valores, sem a incidência de multa de ofício.

Caso não seja feita a correção das irregularidades, a empresa fica sujeita à fiscalização e lavratura de Auto de Infração com cobrança de multa, cujo acréscimo varia entre 75% e 225%, além dos juros.

Evite erros e dores de cabeça!

É por situações como essa que é sempre importante contar com um escritório de contabilidade confiável e seguro. Afinal, inconsistências e pendências nas declarações de guias podem gerar muitos prejuízos para sua empresa.
O Grupo BRG tem mais de uma década de experiência no mercado de comércio e prestadores de serviço! Atuando nos principais setores do seu negócio, do financeiro ao fiscal, podemos solucionar e evitar possíveis problemas com sua empresa.

Entre em contato conosco e conheça todas as nossas soluções inovadoras de contabilidade para comércio, franquias e supermercados!

Este artigo sobre a Operação Falso Simples lhe foi útil? Em nosso blog você encontra mais conteúdos exclusivos sobre assuntos semelhantes. Anteriormente, já falamos sobre as obrigações do Simples Nacional, diferenças entre os regimes tributários, etc. Confira!