Profissionais realizam o inventário de estoque
Publicado em 08 de janeiro de 2021

Saiba o que é inventário de estoque e veja a sua importância!

Você já ouviu falar sobre inventário de estoque? Se você é dono de empresa que comercializa produtos, deveria implementar essa técnica a fim de manter a organização dentro do armazém. Pensando nisso, a BRG Contabilidade preparou este artigo para ajudar você! Veja.

Afinal, o que é inventário de estoque?

O inventário de estoque consiste em uma listagem completa de todos os itens comercializados da empresa. Esse inventário otimiza a gestão logística, pois organiza os itens dentro do estoque e estipula preços e quantidades durante determinado tempo.

Quais são os benefícios desse inventário?

Você, como cliente, já chegou em uma loja e não tinha o produto desejado em pronta entrega para finalizar a sua compra? Essa situação é recorrente em empresas que não possuem um inventário de estoque e não conseguem controlar sua demanda. Veja agora, os benefícios dessa técnica para o seu negócio:

  • ajuda na eficiência e produtividade na empresa;
  • melhoria no atendimento ao cliente;
  • reduz desperdícios ou falta de produtos;
  • auxilia no custo-benefício;
  • evita a estagnação de mercadorias;
  • impede o extravio de produtos.

Conheça os tipos de inventário de estoque

Vale ressaltar que todos os tipos de inventário de estoque são padronizados pelas Normas Brasileiras de Contabilidade. A instituição que rege essas normas é o Conselho Federal de Contabilidade.

Inventário rotativo/cíclico

Quando a empresa possui uma grande demanda e fluxo de saída de mercadorias, para evitar o extravio dos produtos e garantir a segurança e confiabilidade, é indicado o inventário de estoque rotativo ou cíclico. Tal modelo consiste na divisão do estoque em produtos e realização da contagem em períodos específicos, podendo variar em: uma vez por dia, semana ou mês.

Inventário parcial ou dinâmico

Se a empresa possui um produto especial que sai com mais frequência e possui mais procura, o ideal é optar pelo inventário parcial ou dinâmico. Essa técnica exige um controle específico para determinado tipo de produto.

Inventário periódico

Costuma acontecer mais com empresas que trabalham com produtos sazonais. Isto é, não é necessário uma contagem recorrente, como acontece no inventários citados anteriormente. Por exemplo, se seu negócio é pautado em produtos da estação do ano, a contagem é realizada apenas no início ou fim do período determinado pela empresa.

Inventário anual

Esse modelo consiste em realizar a contagem de produtos entre os meses de janeiro e dezembro. A técnica é comum mas não é muito recomendada, pois durante esse longo intervalo de tempo pode ocasionar erros de cadastro. Por exemplo, um determinado produto deixar de ser vendido ou sofrer reajuste no valor. Além disso, a realização da contagem demanda um período a mais de tempo, diferentemente dos outros tipos.

Inventário geral

Esse tipo de inventário de estoque é o mais completo deles. Esse modelo é indicado para levantamento e avaliação de todos os bens patrimoniais de sua empresa.

Conte com a ajuda de uma empresa em gestão contábil!

Agora você já sabe a importância de inventário de estoque, implemente essa técnica e alavanque o seu negócio! A BRG Contabilidade pode te ajudar! Somos uma empresa de gestão contábil e oferecemos soluções personalizadas para atender você. Entre em contato com nossos profissionais especialistas em contabilidade!

Gostou no nosso conteúdo? Continue acompanhando o blog da BRG: