mulher trabalhando com inovação na contabilidade
Publicado em 06 de maio de 2021

Inovação na contabilidade: entenda como ocorre na prática!

O setor contábil é reconhecido como um dos mais burocráticos em empresas. Neste sentido, sair desse pensamento de “lugar comum” é um desafio para os gestores que buscam melhorar os recursos e ter mais vantagens competitivas no mercado. Por conta disso, a inovação na contabilidade é necessária e justa com os profissionais que atuam na área na medida em que abre espaço para a adaptação às transformações. Prossiga a leitura para entender como a prática diária tem sido modificada para melhor!

O ciclo de inovação: veja as três etapas de transformação

A inovação, em alguns casos, é defendida como uma ideia capaz de gerar resultados. Contudo, quando aderimos apenas esse pensamento, deixamos de lado uma série de outros pontos que também participam da reflexão sobre a definição deste termo. Então, a inovação, por um lado, é visada como o “fazer fora da caixinha”, mas, por outro, também pode ser o “fazer o que sempre é feito só que de forma diferente”.

Sendo assim, alguns estudiosos e grandes líderes apostam em tornar o conceito de inovação mais claro. Este é o caso de Geoff Nicholson, considerado o “Pai do Post It, quando diz: “inovação é transformar conhecimento em dinheiro”. Desta forma, para ele, inovação não se trata de invenção ou descoberta. É, portanto, a adaptação de recursos que levam a empresa em direção ao sucesso.

Por isso, o ciclo da inovação segue o seguinte caminho:

infográfico da BRG explica a inovação na contabilidade

Inovação na contabilidade: o que participa desse movimento?

Como dissemos, a ideia de inovar depende de recursos que são encontrados na gestão para promover resultados. É exatamente neste ponto onde a necessidade de inovação na contabilidade fica evidente.

Na era digital, os softwares nos ajudam a estar um passo a frente para atender às demandas dos clientes. Eles auxiliam na diminuição do tempo de realização de tarefas e redução de erros comuns nas operações manuais.

No entanto, depender estritamente das máquinas não é o que pode garantir a completa inovação. Por essa razão, incentivar a mudança de postura e aderência de pensamentos mais criativos, baseados nos recursos permitidos na área, é a melhor forma de promover a transformação.

Neste sentido, veja, na sequência, o que pode participar do movimento de inovação na contabilidade.

1- Novo mindset

A inovação na contabilidade depende de uma nova visão sobre a rotina diária e as estratégias que são utilizadas para a realização de tarefas. Logo, os profissionais devem exercer uma postura proativa para que possam observar com clareza o que pode ser melhorado. Neste caso, um novo mindset busca novas perspectivas para além das atividades mecânicas comuns para os profissionais da área contábil.

2- Colaboração entre setores

Um ambiente mais colaborativo estimula a implementação de inovações. Isso cabe ao fato da comunicação entre os setores ficar fortalecida por conta da troca de informações. Essa ligação direta, longe das estruturas hierárquicas, contribui para a identificação de pontos de melhoria no negócio.

3- Trabalho com o recurso cloud

Os recursos da nuvem chamam atenção em diversos setores e com a contabilidade não poderia ser diferente. Este, sem sombra de dúvidas, é um dos que mais participam do movimento de inovação na contabilidade. Permite backup garantido para todos os documentos dispostos na plataforma. Além disso, também aumenta a produtividade por permitir acesso e compartilhamento em qualquer momento.

4- Uso das redes sociais como forma de expandir a comunicação

Outro meio bastante presente no que diz respeito à inovação dentro da contabilidade é o uso das redes sociais. Sua empresa pode utilizá-las como meio de divulgação de resultados positivos analisados pelos profissionais. Assim, atrai a atenção de potenciais clientes ou investidores para o seu negócio.

Conte com a contabilidade especializada da BRG Contabilidade!

Tendo em vista todos os pontos que foram destacados ao longo deste artigo, saiba que a nossa empresa de contabilidade no RJ pode ser sua aliada rumo à inovação! Conte com a expertise dos nossos especialistas para ir além das suas expectativas. Entre nossas muitas soluções temos: contabilidade para comércio e franquias; contabilidade para comércio varejista e muito mais.

Fale conosco para conhecer mais a respeito do nosso trabalho!

Veja outros conteúdos exclusivos como este em nosso blog: