Na imagem vemos uma pessoa que sabe a importância do controle financeiro empresarial.
Publicado em 03 de março de 2021

Importância do controle financeiro empresarial: melhores práticas!

Já ficou sem saber como poderia pagar uma despesa relacionada ao seu microempreendimento? Se sim, este artigo irá te ajudar! Hoje, a BRG Contabilidade trouxe informações sobre a importância do controle financeiro empresarial. Esta prática pode te ajudar a impedir situações que afetem diretamente a saúde do seu negócio. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é controle financeiro empresarial?

O controle financeiro empresarial se trata de um conjunto de ações que analisam a administração do capital na companhia. Desta maneira, com ele, é possível notar se o que foi estabelecido na etapa de planejamento está sendo seguido à risca no cotidiano. Caso o relatório de controle financeiro demonstre alguma falha que seja responsável pela falta da execução do planejamento, também são observadas as medidas de contenção de erros.

Logo, é a partir do controle financeiro empresarial que os gestores conseguem obter informações precisas sobre o patrimônio do negócio. Além disso, por meio da análise dos dados fornecidos, também podem saber se o momento é propício ao investimento ou à correção de atividades que comprometem as tarefas operacionais.

Por essa razão, não se comprometer com o controle financeiro empresarial significa, em linhas gerais, não garantir a gestão das movimentações financeiras. Assim, você diminui a capacidade de atender aos compromissos.

Benefícios do controle financeiro

Antes de conhecer a importância do controle financeiro empresarial, saiba os benefícios dessa prática:

  • melhoria no controle de capital;
  • gera resultados de análises de viabilidade de projetos;
  • identifica volume de fundos;
  • controla desvios;
  • orienta o uso do dinheiro de acordo com os objetivos da empresa.

Qual a importância do controle financeiro empresarial?

Como dissemos, o controle financeiro empresarial parte de um conjunto de estratégias que tornam a empresa sustentável. Nesta medida, essa ferramenta auxilia:

  • a visão mais completa da situação financeira da companhia;
  • na formação da estrutura orçamentária para projetos futuros;
  • na melhoria dos processos de tomada de decisão com foco em investimentos e expansão do patrimônio;
  • na organização de fluxo de caixa;
  • na estimativa de planejamentos a longo prazo;
  • na identificação de investimentos necessários ou desperdícios.

Tendo em vista todas as práticas envolvidas no controle financeiro, podemos dizer que a importância de mantê-lo validado é encontrada na permanência da empresa no mercado de atuação. Em outras palavras, a importância do controle financeiro empresarial consiste na adequação às normas que permitem a sobrevivência do negócio.

BRG Contabilidade: soluções inovadoras de gestão contábil

Gostou de conhecer a importância do controle financeiro empresarial? Nossa empresa oferece gerência contábil capaz de obter, processar e organizar informações dos diferentes setores da empresa. Conte com as nossas soluções para ter um controle financeiro de sucesso! Entre em contato conosco e consulte nossos especialistas!

Continue lendo sobre temas relacionados em nosso blog: