E-Social para comércios: saiba mais
Em dezembro de 2014, o eSocial, projeto do governo para digitalizar e integrar o envio de informações previdenciárias e trabalhistas das empresas, foi criado. Essa plataforma unificou a entrega de cerca de 15 obrigações da área trabalhista. Com ela, o empregador preenche apenas um sistema para cumprir a lei e fazer admissões ou rescisões da maneira legal. Porém, isso trouxe uma obrigação para os empresários: manter, sempre, a documentação do funcionário em dia. Saiba mais sobre o e-social para comércios assistindo nosso papo completo sobre tema: https://youtu.be/UAr9Lna3FdM
E-Social ajuda ou atrapalha?
Com a implementação, essa plataforma trouxe diversos benefícios aos empreendedores brasileiros. Ao contrário de preencher inúmeros documentos, como ocorria antes, agora basta incluir as informações em um único sistema para resolver boa parte das obrigações trabalhistas da sua empresa. Contudo, como nada é perfeito, o sistema pode apresentar lentidão da integração das informações e, como já dito, se seu negócio estiver desorganizado e com as informações atualizadas dos funcionários, poderá estar exposto aos riscos de não entregar as obrigações em tempo hábil.
Tecnologia para eliminar a papelada
Agora até a CTPS, a famosa Carteira de Trabalho, caiu em desuso. A partir do e-social, surgiu a CTPS Digital, onde basta o funcionário acessar com sua conta GOV.BR que passará a ter suas informações direto no celular, sem precisar se deslocar a um posto de atendimento. É graças ao E-Social que as informações são fornecidas automaticamente e em tempo real. Quaisquer alterações de salário, férias, rescisões etc serão notificadas no aparelho celular do funcionário.
SIGA A BRG NAS REDES SOCIAIS
A melhor maneira de estar atualizado e recebendo dicas valiosas para o seu comércio é seguindo a BRG. Siga-nos no Instagram!
Gostou deste artigo? No Blog da BRG Contabilidade você encontra mais conteúdos como este. Confira: