Mulher pegando produto na gôndola mostrando o controle de estoque para supermercados
Publicado em 24 de junho de 2021

Controle de estoque para supermercados: entenda tudo o que você precisa saber!

Você sabia que realizar o controle de estoque para supermercados pode colocar seu negócio à frente da concorrência? Uma boa gestão impede o risco de perdas e garante a melhor qualidade dos produtos. Assim, se tem interesse sobre o tema, continue a leitura deste artigo. Veja as informações que você precisa conhecer para saber se diferenciar!

Por que fazer o controle de estoque para supermercados?

O controle de estoque para supermercados contribui para o sucesso das suas operações. Afinal de contas, os produtos armazenados formulam a base para os processos de compra e venda. Assim, tê-los em perfeito estado é uma garantia para uma série de vantagens. São elas:

  • maior satisfação do cliente – a entrada e saída de produtos de forma ordenada garante que todos sejam renovados e, assim, não percam o prazo de validade;
  • redução da falta de produtos;
  • aproximação entre as áreas de gerência e operacional;
  • redução da necessidade de capital de giro;
  • alcance do equilíbrio no fluxo de caixa;
  • maior controle físico das mercadorias armazenadas.

Em vista disso, o controle de estoque está diretamente relacionado ao valor investido para manutenção dos itens. Pense, quanto maior for o investimento, maior será a necessidade de controlar o estoque com o objetivo de assegurar a qualidade dos produtos. Além de garantir uma boa contabilidade para o comércio.

O que ocorre se o estoque for mal administrado?

Se por um lado o controle de estoque ajuda na economia e na manutenção da qualidade dos itens, por outro a má administração pode ocasionar uma série de prejuízos. Alguns deles são:

  • desperdício de mercadorias – o que pode ocorrer quando elas não saem do armazém ou quando perdem alguma característica, como a textura;
  • investimento inadequado – a má administração pode fazer com que você invista em um produto que já existe no estoque em grande quantidade ou em um produto que não tem aderência do seu público;
  • produtos passam do prazo de validadeo consumidor que encontrar um produto vencido à venda pode ganhar outro sem cobrança.

Assim, o estoque mal administrado impacta a experiência do cliente. Além disso, em maior parte, os prejuízos simbolizam perdas financeiras.

Ações que melhoram o controle de estoque para supermercados

Entender a movimentação de entrada e saída de estoque é fundamental para saber o aproveitamento dos produtos e, por consequência, qual foi o lucro obtido dentro de um período determinado. Sendo assim, algumas ações contribuem para melhorar o controle de estoque para supermercados. Elas são:

  • investir em qualificação – contar com uma equipe bem orientada e comprometida faz diferença;
  • ter a tecnologia como aliada – softwares ajudam a formalizar o controle automatizado do estoque. A partir das informações concedidas por eles você poderá visualizar de forma inteligente todas as modificações;
  • registrar todas as informações relacionadas ao fluxo – anotar todas as movimentações é uma atitude que pode contribuir para a melhor observação dos chamados “furos” caso eles ocorram;
  • realizar o balanço de mercadorias – essa ação ajuda a identificar um panorama da composição do estoque.

Existem mais ações que melhoram o controle de estoque além dessas. Logo, é importante que você conte com orientação profissional para conhecer todas elas. Assim, se tornará capaz de se diferenciar da concorrência e manter a administração do seu negócio sob controle.

Grupo BRG: empresa com soluções para supermercados!

O artigo lhe foi útil? Saiba que o Grupo BRG tem uma série de soluções voltadas para os supermercadistas. Nossa equipe está à disposição para esclarecer dúvidas e conceder mais informações sobre o tema que foi tratado neste artigo. Entre em contato conosco pelo site ou pela nossa Central de Atendimento ((21) 3765-9461) para conhecer mais sobre nossos serviços.

Aproveite para ler outros conteúdos exclusivos como este em nosso blog.