Mulher negra realizando a contabilidade na prática
Publicado em 12 de dezembro de 2020

Contabilidade na prática: o que é, áreas e vantagens para empresas

Está insatisfeito com a contabilidade atual da sua empresa? Saiba: você não está sozinho! A área contábil faz parte da administração do negócio. Por essa razão, pode gerar problemas caso não esteja alinhada com o propósito definido. Então, este artigo é uma oportunidade única de saber mais sobre a contabilidade na prática: conceitos, importância, atuação do contador, entre outros aspectos. Continue a leitura para entender como é possível reverter o quadro da sua empresa e gerar melhores resultados.

O que é contabilidade?

Precisamos voltar ao ponto de definição do conceito para que você possa compreender do zero o que pode estar causando a inadequação da sua contabilidade atual.

Desta forma, definimos como contabilidade a ciência que estuda, controla, interpreta todos os fatos relacionados ao patrimônio de uma entidade. Ou seja, a contabilidade na prática é uma análise minuciosa dos registros e demonstrações que disponibiliza uma série de informações sobre as movimentações da empresa.

Quais são as funções da área contábil?

Registrar, demonstrar, organizar, acompanhar e analisar são as funções da contabilidade. Na sequência, entenda como ocorre o exercício delas:

  1. registrar: registro de tudo o que puder ser representado em valores monetários;
  2. demonstrar: exposição dos registros feitos, sejam eles financeiros, patrimoniais ou econômicos;
  3. organizar: montagem de uma base dos registros para análise e acompanhamento;
  4. acompanhar: compreensão dos planos econômicos da empresa e como podem afetar nas dinâmicas desenvolvidas dentro do longo prazo;
  5. analisar: observação dos registros e demonstrativos para entendimento dos resultados obtidos pela companhia dentro de um dado período.

Qual é o objetivo da contabilidade para empresas?

A contabilidade na prática se propõe ao controle e planejamento na gestão de empresasAfinal, observa se o negócio está cumprindo com as políticas predeterminadas e se as informações estão sendo divulgadas de forma correta para os gestores.

Além disso, a contabilidade empresarial também realiza o fornecimento de informes contábeis como um dos objetivos da atividade. Por meio desses, a gerência poderá manter ou realinhar os propósitos do negócio.

Como ajuda no processo de tomada de decisão?

O serviço da contabilidade ajuda no processo de tomada de decisão na medida em que os profissionais especializados sabem como realizar a apuração e o recolhimento de tributos. Assim, as práticas da companhia ficam menos onerosas ao passo que não se comprometem às consequências de descumprimento da lei.

À vista disso, os contadores conseguem realizar projeções de demonstrações financeiras, pontuações de crédito e outros aspectos que aceleram o processo de análise do gestor. Logo, com base nas informações coletadas, a tomada de decisão se torna mais assertiva e coerente com a situação da empresa.

Contabilidade na prática: 5 áreas de atuação do contador

Depois de compreender a visão geral da contabilidade na prática, vamos analisar as áreas de atuação do contador. Afinal, cada cargo representa um nível de capacitação diferente.

1- Contabilidade empresarial

A contabilidade empresarial é a área de mais importância na atuação do contador. Até aqui, neste artigo, nos referimos a essa prática.

Trata-se, como dissemos, da área que preza pela demonstração de desempenho das atividades exercidas e resultados atingidos.

2- Contador em escritórios

O contador em escritórios realiza o lançamento de notas, concede orientações, controla a receita e impostos das empresas que contratam o serviço. Desta forma, é um profissional que pode atender diversos setores.

3- Análise contábil

A atuação na área de análise se compromete com a verificação dos relatórios financeiros e demonstrações contábeis. O analista contábil, então, lida diretamente com os gestores para fornecê-los insights bem estruturados que aceleram o processo de tomada de decisão.

4- Gerência contábil

Dentro do conceito de contabilidade na prática, a gerência contábil é responsável por obter, processar e organizar as informações dos diversos setores da empresa. Ela desempenha os serviços de informes contábeis, obrigações acessórias, gestão patrimonial e análise de regime tributário.

5- Consultoria contábil

Por fim, a consultoria contábil prestada pelas empresas de contabilidade no RJ fazem o alinhamento de expectativas entre o setor contábil e os objetivos da empresa em questão. Neste caso, é observado todo cenário da companhia antes que os serviços sejam propostos. Logo, trata-se de uma área que garante total atendimento à demanda do cliente.

A consultoria contábil pode te ajudar a gerar demonstrações mais qualificadas, recuperar os registros contábeis e adequar sua atuação às normas vigentes.

BRG Contabilidade: empresa líder em consultoria contábil RJ

Gostou de saber mais sobre a contabilidade na prática? A nossa empresa de consultoria contábil RJ onta com a expertise necessária para te conceder todo suporte contábil. Nos atentamos a agregar os valores que entendemos como escassos no mercado. Desejamos que a nossa parceria seja o ponto de partida para um novo momento no seu negócio!

As nossas soluções inovadoras ão capazes de gerar mais qualidade na gestão administrativa da sua empresa. Entre em contato conosco. Obtenha melhores resultados com uma gestão pautada em inteligência e inovação!

Conte com a BRG Contabilidade para ir além das suas expectativas!