313919 Como Funciona A Contratacao De Funcionarios Temporarios Para O Final De Ano
Publicado em 03 de novembro de 2021

Como contratar um funcionário temporário

Como contratar  um funcionário temporário

Uma das épocas mais movimentadas para o comércio está chegando e muitas empresas decidem contratar funcionários temporários para atender a demanda do final de ano. Porém, o que muitas delas não sabem é da necessidade de tomar alguns cuidados na hora de contratar pessoas nesse modelo de trabalho.

Hoje vamos te dar algumas dicas de como realizar a contratação de funcionários temporários.

Como funciona o contrato de trabalho temporário?

Para agir conforme a lei, a empresa que deseja contratar um funcionário temporário precisa estar ciente de alguns pontos que os diferem de um funcionário que é contratado normalmente. A primeira, e principal diferença, é que o acordo entre empregador e empregado precisa ser feito com a intermediação de uma empresa terceirizada que direciona este funcionário para prestar serviços temporários. Isto é, a empresa que está contratando o funcionário não irá possuir vínculo com o mesmo.

O contrato é de quanto tempo?

O contrato de uma funcionário temporário não pode passar de 180 dias, sendo eles consecutivos ou não. Em alguns caso, se o empregador precisar do funcionário por mais tempo, ele poderá ampliar o tempo de contrato em 90 dias, totalizando 270 dias.

Vale a pena ou não vale?

Para empresas que tendem a ter um aumento na demanda em períodos específicos, como o natal, ou que precisam suprir a ausência de alguns funcionários, seja por férias, doenças ou outro tipo de afastamento, podem optar pela contratação de funcionários temporários, visto que a vantagem é não ter vínculo contratual com eles. Isso ajuda a diminuir os encargos trabalhistas e torna o seu quadro de funcionários mais flexível.

Contar com uma assessoria especializada para te ajudar a tomar decisões para o seu negócio é essencial, tanto na parte de funcionários quanto na estruturação para receber e lucrar com as datas de fim de ano.

Neste caso, a BRG Contabilidade pode ajudar você! Entre em contato conosco e conheça nossas soluções contábeis especializadas!

Gostou deste artigo? No Blog da BRG Contabilidade você encontra mais conteúdos como este. Confira: