gestão de preços
Publicado em 19 de novembro de 2020

Como fazer uma boa gestão de preços?

Preços não devem ser definidos de forma aleatória. A formatação deles precisa ser orientada de forma estratégica para conseguir garantir os lucros e a manutenção das atividades empresariais. Sendo assim, não basta que sua empresa faça a precificação dos produtos e serviços, ela precisa estar voltada para bons resultados.
À vista disso, a gestão de preços não consiste apenas em quanto cobrar, mas sim em como, onde, para quem e quando. Quer descobrir como fazê-la? Continue lendo este artigo para descobrir. Ao final, veja como a BRG Contabilidade pode te auxiliar!

Gestão de preços de serviços e produtos: como estipular a melhor?

1- Calcule os custos e despesas

O primeiro passo para fazer a gestão de preços e garantir que ela esteja correspondente ao esperado é calcular os custos e despesas.

Os custos são voltados à operação, ou seja, compra de matéria-prima, mão de obra para a produção, pagamento de fornecedores e mais gastos do tipo.

Por outro lado, as despesas representam os gastos ligados à administração. Isso é, a junção dos gastos que a empresa mantém para manter a estrutura ativa. O salário dos funcionários, por exemplo, é um tipo de despesa fixa.

2- Observe os preços do mercado

A gestão de preços deve considerar os preços do mercado como referência. Desta maneira, sua empresa não deve colocar preços além do esperado pelo público-alvo e nem muito abaixo do que é oferecido pelos concorrentes.

Analise:

  • Quem é seu público-alvo? Qual é o poderio de compra dele?
  • Quais foram os gastos investidos como custos e despesas?
  • Qual é o valor agregado ao produto e ao serviço?
  • Qual o nível de qualidade?

A resposta dessas questões será capaz de te dar um parâmetro geral do posicionamento da sua empresa.

3- Cumpra com o acompanhamento de resultados

A boa gestão deve estar atenta aos resultados financeiros que a precificação atual oferece. Frequentemente a baixa performance de um produto no mercado está ligada a um novo comportamento de compra.

Devido a isso, você deve observar quais vendas deram prejuízo e de que forma elas impactam no fluxo de caixa da empresa. A gestão de preços é capaz de criar um estoque mais inteligente e qualificado.

Como a consultoria financeira pode ajudar na gestão de preços?

A consultoria financeira é capaz de estudar e apontar indicativos econômicos que contribuem para a política de preço. De tal maneira, se apresenta como uma aliada na busca de formação de preços mais juntos.

Conte com a experiência da BRG Contabilidade para garantir que a gestão de preços da sua empresa seja eficaz. Somos uma empresa de gestão contábil no RJ e nos preocupamos em fornecer soluções personalizadas para você.

Entre em contato conosco para saber como nossos profissionais podem te auxiliar.

O artigo lhe foi útil? Acompanhe outros artigos como este em nosso blog. Veja: